terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dinheiro e Felicidade

É fácil ser feliz. Muitas vezes ficamos tristes ou enfrentamos algum tipo de problema, mas acredite, por pura falta de paciência e sabedoria.
A verdade é que a vida é muito simples, basta seguir regrinhas básicas.

Gastar menos dinheiro do que se ganha.
Falar menos e escutar mais.
Se afastar dos não amigos.
E ter um bom coração.


Eu procuro seguir nessa linha e me dou bem na maioria das vezes.
Tá certo que já fui muito encrenqueira há um tempo atrás, mas certa vez, num episódio em que achei ter levado a pior, recebi uma lição muito importante de um antigo médico e, desde então, a pratico até hoje:
"Muitas vezes é perdendo que se ganha."

As vezes a gente tem que engolir uns sapos... Fingir que não está vendo... Respirar fundo... Sacodir a poeira... Cagar e andar... Qualquer que seja a metáfora. Mas de fato, a verdade verdadeira é que não vale a pena levar a vida se preocupando demais. Absorvendo demais. Pensando demais.

Precisamos muito pouco da vida. E quanto maior a simplicidade, maior a felicidade.
Conheço pessoas ricas que vivem em desarmonia e pessoas que vivem de salário, mas muito felizes.

Dinheiro é bom, mas quanto mais se ganha, mais difícil é mantê-lo. Cria-se então um ciclo de escravidão. Trabalha-se mais, ganha-se mais, gasta-se mais e há que se esforçar cada vez mais pra manter o status. Quer maior infelicidade?

Estou tocando neste assunto porque vejo que a maioria dos problemas das pessoas é o dinheiro, ou talvez a falta dele.

Por dinheiro se mata, se rouba, se vende, se corrompe, se engana, se humilha...
Não vou ser hipócrita. Eu também gosto de dinheiro.
Gosto do sossego das contas pagas. Do prazer de um carro novo. Do deleite de uma viagem.
Mas abomino os interesseiros, os oportunistas, os falsários. Aqueles que fazem qualquer coisa pra se dar bem.

E aí que eu apenas queria dizer que estou feliz porque estou de carro novo e faltam dez dias apenas para minha viagem, e começei a filosofar sobre dinheiro.

Meu carro chegou no sábado. Lindo! Do jeitinho que eu queria. Meu marido quem me deu.
E nossa viagem para a Disney. Que delícia! Planejamos tanto... Nem acredito que chegou!

Já fiz a listinha de tudo o que eu quero ver e fazer, só mais uns detalhes e voilá!

Marido, te adoro!!!
Palloma e Polyana, amo vocês!
Família, amigos e agregados, abraços a todos!
Não amigas, desafetas, concorrentes... desculpa aí!

Nenhum comentário: