quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O que é ter coragem, o que é ser covarde?

Coragem: do Lat. cor, coração, s. f., firmeza de espírito, energia diante do perigo; intrepidez; ânimo; valentia; perseverança.

Covardia: s. f., ato próprio do covarde; pusilanimidade; timidez; medo; ânimo traiçoeiro

Definitivamente, não sou covarde! Não sou tímida, não tenho medo, nem sou desanimada com as questões do mundo. Tá certo que pelos verbetes do dicionário, também não sou tããão corajosa assim. Me falta um pouquinho de perseverança. Mas pensando no meu eterno conflito amoroso, meu bem X meu mal, doce X azedo, grande amor X paz de espírito, eu tenho a exata dimensão do que ganho e do que perco e nada nesse mundo, nem mesmo um grande amor, se equivale em valor à minha paz de espírito.

Não querer enfrentar certos problemas não faz de mim uma covarde. Afinal, nem tudo na vida precisa ser confrontado. Tem coisas que simplesmente você deve desviar.



Já vivo o conflito diário de lutar comigo mesma, lutar contra meus pensamentos, minhas certezas. Isso me cansa muito! Tenho um pensamento ruminante, e por mais que eu pense, acabo sempre chegando no mesmo lugar, na mesma solução. Não é possível que eu esteja enganada. Mais é aí que entra a minha falta de coragem, minha covardia. Sei o que deve ser feito, mas falta pulso, ousadia e determinação na hora de fazê-lo.

Nenhum comentário: