sábado, 15 de novembro de 2008

Pensamento Ruminante

Às vezes minha cabeça parece a Biju (a hamster da minha filha) se exercitando na roda, dentro da gaiola. Comparação estranha eu sei, mas é exatamente assim que sinto minha mente, funcionando incessante e repetidamente, girando e voltando pro mesmo lugar. São os tais "Pensamentos Ruminantes".

Pensamentos obsessivos, cenas que se repetem, novas soluções para o mesmo problema, atitudes que tomei e teimo em revisar, o meu eterno retorno de conclusões e princípios. Enfim, argumento e contra-argumento sem dar tréguas à mim mesma.



Com isso vem a falta de paz de espírito, a insônia, meu sono freqüentemente interrompido pelo pensar, um esgotamento mental e uma enorme dificuldade de concentração. Até minha memória tem falhado pros assuntos mais corriqueiros.

Os Psicólogos devem ter razão quando dizem que “pessoas perfeccionistas, persistentes, detalhistas e que se apegam demasiadamente aos mínimos obstáculos costumam desenvolver este estado negativo de alma com mais freqüência“, porque sou exatamente assim.

Tenho que me curar! Preciso desenvolver o desapego pelas pessoas, principalmente no que se refere a sentimentos de amor e ódio. Me tornar calma, serena e indiferente a tudo o que não dependa do minha participação direta para ser mudada. Não vale a pena aplicar tanta energia numa coisa tão dolorosa. Bom, já tenho a teoria, agora...

Nenhum comentário: